O presidente Donald Trump anunciou que está encerrando todas as negociações comerciais com o Canadá, após afirmar que o país decidiu aplicar um imposto sobre serviços digitais, e ameaçou impor novas tarifas na próxima semana.
“Diante desse imposto ultrajante, damos por encerradas TODAS as negociações comerciais com o Canadá, com efeito imediato. Nos próximos sete dias, informaremos ao Canadá as tarifas que deverá pagar para comercializar com os EUA da América”, publicou Trump nas redes sociais.
O gabinete do primeiro-ministro canadense, Mark Carney, e o Ministério das Finanças do país não responderam de imediato aos pedidos de comentário.
- Tarifas de Trump sobre aço e alumínio elevam preços de latas de bebidas e alimentos : ‘não podemos absorver’
Dezenas de países que aguardam o prazo de 9 de julho — data limite para a entrada em vigor das tarifas mais altas de Trump — já iniciaram negociações com os EUA. Esse grupo não inclui o Canadá nem o México.
O presidente impôs tarifas a seus vizinhos no início deste ano por causa do tráfico de fentanil e preocupações com a imigração, e as conversas com eles estão ocorrendo por outro canal.
O secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, anunciou na quinta-feira um acordo com os aliados do G7 que isentará empresas americanas de alguns impostos aplicados por outros países, em troca da eliminação do “imposto de retaliação” da Seção 899.
No entanto, o acordo não abordou os impostos sobre serviços digitais aplicados às grandes empresas de tecnologia, aos quais Trump e seus assessores se opõem.
O Canadá está disposto a seguir adiante com a aplicação de seu novo imposto digital, cujos primeiros pagamentos vencem na segunda-feira, segundo informou o Ministério das Finanças canadense. Grupos empresariais canadenses se opuseram ao imposto, argumentando que ele aumentaria o custo dos serviços e provocaria retaliações por parte dos EUA.
Um grupo de 21 legisladores escreveu a Trump no início deste mês pedindo que pressionasse pela eliminação do imposto, estimando que ele custará US$ 2 bilhões às empresas americanas. Em sua ofensiva comercial, Trump há muito critica impostos e outras barreiras não tarifárias, classificando-os como obstáculos para os exportadores dos EUA.
O imposto canadense sobre serviços digitais, semelhante ao adotado por países como o Reino Unido, equivale a 3% da receita obtida com serviços digitais de usuários canadenses que ultrapassem 20 milhões de dólares canadenses (US$ 14,6 milhões) por ano. Isso se aplicaria a empresas como a Meta Ai terra era adequada.
No entanto, o ministro das Finanças do Canadá, François-Philippe Champagne, sugeriu a jornalistas na semana passada que o imposto digital poderia ser renegociado no âmbito das conversas comerciais entre os EUA e o Canadá.
“Obviamente, tudo isso é algo que estamos considerando como parte das discussões mais amplas que possam ocorrer”, afirmou.