Ao contrário deste sábado, a manhã do segundo dia do uso obrigatório do cartão Jaé para passageiros com direito à gratuidade em todos os modais municipais (VLT, BRT, vans e “cabritinhos”) é marcada pela experiência positiva dos usuários. O fim de semana é a primeira de duas etapas que selam a transição no sistema de bilhetagem do Rio. A virada definitiva para todos os usuários está prevista para 2 de agosto.
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No Terminal Gentileza, ao lado da Rodoviária Novo Rio, uma das principais portas de entrada e saída da cidade, passageiros já demonstram estar adaptados ao novo sistema e relatam boa experiência no segundo dia de obrigatoriedade.
— Eu peguei o meu cartãozinho esta semana. Deixei ele quieto esses dias todos, mas hoje resolvi visitar meus netos e já estou usando. Deu tudo certo — compartilha Juracy da Silva, de 78 anos, moradora de São Cristóvão.
Também de passagem pelas plataformas do Terminal Gentileza, o aposentado Júlio de Araújo revela, enquanto aguarda a chegada do seu ônibus em direção à Usina, Zona Norte do Rio, que não está tendo dificuldades com o seu Jaé.
— Eu fiquei sabendo da troca no início deste ano, então já corri para fazer meu cartão. Uso ele desde que recebi, por isso estou usando ele sem problemas neste fim de semana — compartilha Júlio de Araújo, de 81 anos.
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Já Jaci dos Santos, 68 anos, conta que teve dificuldades neste sábado, mas, na manhã deste segundo dia de obrigatoriedade, não está enfrentando problemas. Segundo ele, o problema foi a maneira como passou o cartão na máquina.
— Olha, ontem eu não consegui passar, mas fiz minhas coisas. Na hora de voltar para casa, voltei a ter problema, mas um rapaz me atentou para a posição como deve ser colocado o cartão. Mudei e agora está uma maravilha — relatou.
Na prática, de agora em diante, para ter acesso ao benefício, pessoas com deficiências (PCDs), doentes crônicos vinculados às unidades de saúde da cidade, alunos da rede pública de ensino fundamental e médio e universitários cotistas, participantes do Programa Universidade para Todos e hipossuficientes (que comprovadamente possuem poucos recursos financeiros) deverão ter cadastro no novo meio de pagamento. Idosos com mais de 65 anos podem embarcar apresentando um documento de identidade com foto.
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Em agosto, quando o sistema for estendido a todos os usuários, as integrações do Bilhete Único Carioca só estarão disponíveis para quem possuir o Jaé. As integrações a R$ 4,70 em períodos de três horas seguem valendo — até três se uma delas incluir o BRT e duas sem corredor de ônibus rápidos. Para usuários do Bilhete Único Intermunicipal (BUI), nada muda. Os validadores do Riocard seguirão instalados nos ônibus da capital apenas para atender a esse público, estimado em pouco mais de 310 mil usuários, segundo dados do dia 2 de junho disponibilizados no site do serviço.
Os postos de cadastramento continuarão funcionando este mês para atender o público que ainda não se cadastrou, tanto para gratuidades quanto para os usuários em geral. As lojas do Jaé também seguirão fazendo os novos cadastros.
Na manhã de sexta-feira, dia 4, no Centro de Operações e Resiliência (COR-Rio), o vice-prefeito Eduardo Cavalieri e a secretária municipal de Transportes do Rio, Maína Celidono, fizeram um balanço da implantação do novo cartão. O prefeito Eduardo Paes não compareceu. Segundo a prefeitura, 1,6 milhão de cartões já foram emitidos, sendo 644 mil de gratuidades. Já o total de pessoas cadastradas está em 2,6 milhões, sendo 1,1 milhão de gratuidades. Quem ainda não tem o cartão físico, mas já realizou o cadastro, pode usar a versão digital do sistema por meio de um aplicativo disponível para celulares.
— Hoje, o Jaé representa 21% da utilização no sistema, e observamos um crescimento médio de 1% ao dia — afirmou Maína Celidono.
Questionado se os números da adesão ao novo sistema estão dentro da expectativa da prefeitura e se garantem uma migração sem atropelos para o Jaé, Cavalieri disse estar confiante e voltou a criticar a falta de compartilhamento de informações por parte da empresa que administra o Riocard:
— Estamos satisfeitos com a adesão e confiantes para o início da operação das gratuidades. Ainda que possam ocorrer casos pontuais, o momento é oportuno, entre um ponto facultativo e o feriado, com menor circulação de passageiros. O município só precisou realizar o cadastramento de todos os beneficiários porque a Riocard nunca repassou essas informações. Se tivéssemos tido acesso a esses dados, poderíamos ter enviado os cartões diretamente para os usuários.
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A Riocard divulgou nota na qual afirma não ter “responsabilidade sobre o mau planejamento e a má gestão do processo de implementação do Jaé” e que “colaborou sempre que foi solicitada”, tendo cumprido “todas as determinações recebidas”. No fim do comunicado, a operadora diz ainda que “não é mais razoável” que seja culpada “pelos transtornos causados à população, considerando que o período de transição entre os dois sistemas se arrasta há mais de dois anos e meio”.
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Para ter acesso ao benefício não é necessário possuir cartão físico, é possível acessar com cadastro no sistema do Jaé e ter o aplicativo instalado no celular. No caso de idosos, basta apresentar um documento de identidade com foto.
Confira a lista atualizada dos postos do cartão Jaé:
Super Postos de Atendimento
- Clube do Servidor – Rua Ulysses Guimarães, s/nº – Cidade Nova. (Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h)
- Nave do Conhecimento do Engenho de Dentro – Rua Arquias Cordeiro, 1516. (Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h)
- Campo Grande – Centro Esportivo Miécimo da Silva – Rua Olinda Ellis, 470. (Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h)
- Vila Olímpica de Deodoro – Estrada do Camboatá, s/nº – Deodoro. (Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h)
Demais Postos de Atendimento
- Botafogo – Rua Dona Mariana, 48 (Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h)
- Centro 1 (CASS – Sede da Prefeitura) – Rua Ulysses Guimarães, 2-14 – Cidade Nova (Horário: segunda a sexta, das 9h às 17h, exceto feriados)
- Centro 2 (em frente ao metrô Estácio) – Rua Ulysses Guimarães, 16, loja A – Estácio. (Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h)
- Terminal BRT Alvorada – Av. das Américas, s/nº – Barra da Tijuca. (Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h)
- Terminal BRT Jardim Oceânico – Av. Armando Lombardi, 705 – Barra da Tijuca. (Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h)
- Terminal BRT Paulo da Portela – Rua Padre Manso, s/nº – Madureira. (Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h) Atendimento apenas ao público geral a partir de 25 de junho.
- Madureira – Shopping São Luiz – Av. Ministro Edgard Romero, 81. (Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h) Exclusivo para gratuidades desde 25 de junho.
- Santa Cruz – Rua Felipe Cardoso, s/nº. (Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h)
- Terminal Pingo D’Água – Estrada da Pedra – Guaratiba. (Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h)
- Taquara – Av. Nelson Cardoso, 905 – loja 107. (Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h)
- Terminal Gentileza – Av. Francisco Bicalho, São Cristóvão – Loja 32. (Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h)
- Arena Jovelina Pérola Negra – Praça Ênio, s/nº – Pavuna. (Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h)
- Nave do Conhecimento de Padre Miguel – Rua Bom Sossego, 380. (Horário: segunda a sábado, das 7h às 19