O pagamento do segundo lote e restituição do Imposto de Renda 2025 acontece ao longo do dia desta segunda-feira, 30 de junho. Serão devolvidos R$ 11 bilhões aos contribuintes. Mas, para receber de volta o dinheiro pago a mais no ano passado, o brasileiro precisa ter informado corretamente onde quer que seja feito o depósito.
Que horas cai o pagamento da restituição do Imposto de Renda 2025?
O valor será depositado ao longo do dia na conta informada pelo contribuinte no envio da declaração. Outros três lotes de restituição do IR estarão disponíveis.
Quem tem prioridade na restituição do IRPF 2025?
Do valor total a ser restituído, R$ 1.780.688 serão destinados a contribuintes que possuem prioridade legal assim distribuídos:
- 148.090 restituições para idosos acima de 80 anos;
- 1.044.585 restituições para contribuintes entre 60 e 79 anos;
- 91.363 restituições para contribuintes com alguma deficiência física ou mental;
- 496.650 restituições para contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.
- Outras 4.764.634 restituições serão destinadas a contribuintes que não possuem prioridade legal, mas que receberam prioridade por terem utilizado a declaração pré-preenchida ou optado por receber a restituição via PIX.
Confira o calendário de restituição
- Primeiro lote: 30 de maio (já pago)
- Segundo lote: 30 de junho (a ser pago hoje)
- Terceiro lote: 31 de julho
- Quarto lote: 29 de agosto
- Quinto e último lote: 30 de setembro
Como consultar o Imposto de Renda 2025?
Para saber se está contemplado nesse segundo lote, o contribuinte fazer o seguinte:
- acessar o site da Receita federal (www.gov.br/receitafederal);
- clicar em “Meu Imposto de Renda”;
- em seguida, “Consultar a Restituição”.
A página apresenta orientações e os canais de prestação do serviço, permitem uma consulta simplificada para consulta completa da situação da declaração, por meio do extrato de processamento, acessado no e-CAC.
Caso identifique alguma pendência na declaração, o contribuinte pode retificar as informações equivocadas no site.
A Receita também conta com um aplicativo para tablets e smartphones que possibilita consultar diretamente nas bases da Receita Federal informações sobre liberação das restituições e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.
Como vai ser feito o pagamento do IRPF 2025?
Os pagamentos só podem ser feitos nas contas bancárias dos titulares. Para aqueles que não conseguirem receber, a Receita oferece a possibilidade de realizar um reagendamento do pagamento pelo Banco do Brasil através do site https://www.bb.com.br/irpf ou pelos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).
Ao utilizar esse serviço, o contribuinte deve informar o valor da restituição e o número do recibo da declaração. Após isso, deve-se aguardar nova tentativa de pagamento da Receita.
Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição em um ano, deverá solicitá-la pelo Portal e-CAC, no site da Receita Federal.