No dia 27 de junho, o governo do Pará deu início à primeira colônia de férias pública gratuita do Brasil, com atividades esportivas e culturais abertas à população, no Parque da Cidade — espaço urbano destinado ao uso coletivo que será o principal palco da 30ª edição da Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30), marcada para novembro de 2025, em Belém. A cidade avança na preparação para sediar um dos encontros internacionais mais relevantes da atualidade, com um conjunto de mais de 30 obras que estão mudando a paisagem urbana da capital. As intervenções envolvem mobilidade, saneamento, urbanismo, turismo e conectividade.
Parte das obras já concluídas no Parque da Cidade impacta diretamente o cotidiano de Belém. Quadras, skatepark, ciclovias, playgrounds, academia ao ar livre e áreas de convivência já estão em funcionamento e sendo utilizadas pela população. O local também conta com dois wetlands — sistemas de filtragem natural de efluentes com capacidade para até 2.800 pessoas por dia. A implantação do parque representa o maior investimento urbano em andamento na capital paraense, com recursos de R$ 980 milhões.
Localizado no bairro da Sacramenta, o Parque da Cidade será palco de atividades oficiais e eventos paralelos da COP 30, incluindo as zonas Azul e Verde da conferência. Com o início das ações em junho, o parque já demonstra seu potencial como novo eixo público de lazer, cultura, sustentabilidade e turismo, antecipando seu papel como um dos principais espaços de convivência da cidade.
— O governo do estado quer garantir que a população local possa usufruir da estrutura do parque — disse Helder Barbalho, governador do estado.
A colônia de férias oferece programação gratuita para crianças, adolescentes e idosos, com aulas, oficinas e eventos esportivos realizados na área de lazer do parque — são dez modalidades com turmas por faixa etária. Crianças e adolescentes de 4 a 16 anos têm uma agenda diversificada, enquanto pessoas com mais de 60 anos contam com atividades adaptadas e acompanhamento específico, promovendo inclusão.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2025/W/S/D4Cx5AQTG7wOzBcFCYIg/parque-da-cidade-para-augusto-miranda-ag.-para.jpg)
“Nosso objetivo é que cada obra da COP 30 gere benefícios permanentes para o desenvolvimento urbano e social do Pará.” — Helder Barbalho, Governador do Pará
Uma agenda cultural variada foi criada para engajar os frequentadores, com espetáculos teatrais, contação de histórias, palhaçaria, batalhas de hip hop e rodas de capoeira.
— Será uma oportunidade para a população de Belém e visitantes conhecerem o que está concluído no equipamento público, principal sede dos debates da COP 30 — comemorou Barbalho. — Antes de ser oficialmente repassado à ONU, em 1º de agosto, vamos oferecer à comunidade um parque urbano com programação intensa de lazer e esporte, fomentando a ocupação saudável e democrática desse novo espaço — complementou.
O espaço está alinhado com a sustentabilidade e o meio ambiente, motes centrais da conferência. Com mais de 2,5 mil árvores plantadas, 190 mil espécies ornamentais e gramados cobrindo 83 mil metros quadrados, o complexo contribui para o conforto térmico, a biodiversidade e a melhoria da qualidade do ar. Também há tecnologias voltadas à mitigação climática, como energia solar fotovoltaica e reaproveitamento da água da chuva.
— É um ambiente familiar que está pronto para receber os paraenses e turistas do mundo todo. Um excelente espaço para praticar esportes, brincar e aproveitar em família — comentou Hana Ghassan, vice-governadora do Pará.
Durante o mês de julho, o parque ficará aberto ao público nos finais de semana. A programação da colônia de férias será realizada de segunda a sexta, das 8h às 22h. As inscrições online somaram mais de 8,4 mil participantes. A partir do dia 28, novas inscrições poderão ser feitas presencialmente nas áreas esportivas do Parque da Cidade. Nos finais de semana, a entrada será livre para toda a população.
O novo parque em números
R$ 980 milhões de investimento total
83 mil m² de grama e cobertura vegetal
+1.500 árvores plantadas
190 mil mudas ornamentais
10 modalidades esportivas
+30 obras de infraestrutura em andamento