Um condomínio de alto padrão com cerca de 350 apartamentos, divididos em duas torres, será construído no terreno onde funcionava o Colégio Bennett, na Rua Marquês de Abrantes, no Flamengo. O empreendimento será erguido pela construtora TGB Imóveisdo empresário Rogério Chor, em parceria com o banco BTG Pactual. O lançamento está previsto para acontecer entre o final deste ano e início de 2026, mas tapumes já cercam a área, onde começará a haver demolições nas próximas semanas.
No ano passado, a TGB e o BTG arremataram o terreno por R$ 60 milhões em um leilão de recuperação judicial da Fundação Metodista, que era a dona do Bennett e encerrou as atividades do colégio no início da pandemia. No local, hoje, funcionam o Colégio Pensi e a faculdade Uninassau, que vão manter as atividades mesmo com a construção do novo empreendimento, após um acordo com os novos proprietários. A área total do terreno é de cerca de 15 mil metros quadrados, e o condomínio vai ocupar pouco mais de 5 mil metros quadrados.
— Enviamos o projeto do empreendimento para a prefeitura, que já foi aprovado e está passando pela análise de alguns órgãos, mas ainda vamos fazer algumas modificações. Um ponto positivo é que vamos conseguir manter a escola e a faculdade. Cada uma vai permanecer em seu próprio terreno, não vão se conectar. Apresentamos um projeto misto e estamos vendo se vamos construir mais alguma coisa, mas o mais certo são as 350 unidades residenciais, em dois blocos. Vamos iniciar algumas demolições para demarcação do terreno; um dos prédios que a faculdade ocupa vai ser demolido e (o que funciona no local) será remanejado para outro espaço. As obras do novo empreendimento, mesmo, só devem começar no ano que vem. explica Guili Chor, diretor da TGB, destacando que o casarão onde funcionava o Bennett será mantido.
Uma possibilidade é que o empreendimento seja concebido pelo estúdio Pininfarina, marca italiana que ficou conhecida por desenhar os carros da Ferrari e será responsável também pela concepção de um condomínio da Origem Incorporadora, na Barra da Tijuca. As negociações estão em andamento.
O empreendimento no Flamengo terá unidades de um, dois e três quartos, além de coberturas com quatro quartos. A previsão é que o metro quadrado custe cerca de R$ 20 mil. Os apartamentos de dois quartos terão 75m², e os de três quartos, 100m².
— É um terreno icônico no miolo do Flamengo, com duas estações de metrô próximas, servido de comércio e com o Aterro como área de lazer. Não existe mais terreno desse tamanho no bairro, que tem uma qualidade de vida muito boa — diz o diretor da TGB.
Em nota, o Pensi, que pertence ao grupo Salta Educação, afirma que essa é uma oportunidade de modernizar a escola. “Seguiremos com a operação e, na nossa visão, essa é uma oportunidade para iniciarmos uma importante etapa de modernização na nossa escola. Estamos trabalhando para garantir a continuidade do nosso compromisso com a segurança e a qualidade da rotina escolar a fim de minimizar possíveis impactos no dia a dia da escola”, diz.