A etapa brasileira do Mundial de Surfe, disputada na Praia de Itaúna, em Saquarema, seguirá em pausa por pelo menos mais dois dias. A WSL anunciou nesta segunda-feira que não haverá baterias também na terça-feira, estendendo o período de inatividade até, no mínimo, quarta-feira (25), quando uma nova chamada será feita.
De acordo com a organização, as condições do mar seguem desfavoráveis para a realização das disputas. A próxima chamada oficial está marcada para às 7h15 da manhã de quarta-feira, quando será reavaliado o cenário para um possível retorno das baterias.
O Brasil começou com força total o primeiro dia da categoria masculina do Vivo Rio Pro, etapa brasileira do circuito mundial de surfe, em Saquarema. Neste domingo, oito baterias foram disputadas, e nomes de peso como Italo Ferreira, Miguel Pupo e Filipe Toledo avançaram direto às oitavas de final com vitórias seguras.
Primeiro brasileiro a cair na água, Italo venceu com autoridade ao somar 12,43 pontos, superando o japonês Connor O’Leary (11,20) e o havaiano Seth Moniz (7,47).
Miguel Pupo também dominou sua bateria, garantindo a classificação direta com 12,00 pontos, à frente de Ethan Ewing (8,93) e do francês Marco Mignot (8,24). Já Filipe Toledo, campeão mundial de 2022, venceu com 12,90 pontos, superando João Chianca (11,23) e Griffin Colapinto (8,57). Os dois que não passaram se enfrentarão na fase decisiva.
Outros brasileiros ficaram na segunda colocação de suas baterias e terão que disputar o round eliminatório, etapa que define os últimos classificados para as oitavas. É o caso de Yago Dora, superado por Crosby Colapinto (12,50 a 10,60), e de João Chianca, que também teve boa atuação, mas não conseguiu superar Toledo. O convidado Gabriel Klaussner surpreendeu com 10,90 pontos, atrás apenas do americano Cole Houshmand, e ainda terá mais uma chance de seguir no evento. Ele enfrenta Jordy Smith no round eliminatório.
Peterson Crisanto não se encontrou e ficou em terceiro. Ele e Yago vão se enfrentar em um confronto brasileiro. Outro que vai a rodada de eliminação é Alejo Muniz, que surfara com Kanoa Igarashi.