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‘O filtro da escolha foi a minha emoção’


Há 20 anos, a cantora, compositora, atriz e escritora Letícia Novaesconhecida pelo nome artístico de Letrux, subia ao palco com sua primeira banda, Letícios, dando início a uma trajetória que deslancharia com o duo Letuce, ao lado do multi-instrumentista Lucas Vasconcellos, a partir de 2008, e uma carreira solo marcada, sobretudo, pelo sucesso do álbum “Letrux em noite de climão” (2017). Também nos anos 2000 e 2010, outros artistas e grupos como Céu, Mombojó, Karina Buhr, Ava Rocha, Curumin, Anelis Assumpção, Thalma de Freitas e Domenico+2 (formação mutante de Domenico Lancellotti, Moreno Veloso e Kassin) mudavam a cara da música brasileira com uma produção que passou a ser classificada de cena independente ou alternativa.

Para marcar a data, a cantora decidiu celebrar essa geração com um show de versões de temas icônicos da época, a exemplo de “Alala” (Cansei de Ser Sexy), Tulipa Ruiz (“Efêmera”), “Toda bêbada canta” (Silvia Machete), e de formações da década imediatamente anterior, como “Homem velho”, do Cidadão Instigado, e “Pode me chamar”, da banda Eddie. Após passar por Curitiba, Porto Alegre e São Paulo, o show “Letrux — 20 anos alternativa” chega nesta sexta-feira (4) ao Circo Voador, na Lapa, com abertura da banda catarinense Nouvella e a DJ Tata Ogan nos intervalos.

Você decidiu celebrar os 20 anos de seu primeiro show homenageando outros nomes da chamada cena alternativa, que definiu os caminhos do pop nos anos 2000/2010. Como você vê a continuidade da influência dessa geração hoje?

Quando eu mandei mensagem pra todo mundo avisando sobre o show, a Thalma de Freitas me mandou um áudio maravilhoso dizendo algo mais ou menos como “Cara, é doido porque existe essa sensação de geração perdida mas a real é que a gente influenciou uma galera. Muita gente estava prestando atenção na gente, talvez outras pessoas perdidas, rá!”. Como eu! Estava parando de ouvir apenas as músicas da rádio, ou que minha família ouvia, ou gente consagrada com mil álbuns lançados. Estava começando a ver o que estava perto de mim e isso me emocionou demais. Primeiro tive uma sensação de deslumbramento total, assim como tive ao ir num show da Rita Lee. Eu nunca fiz a distinção “essa galera é menor que aquela”. O mercado que fez, o capitalismo que fez. Não sei se foi o caminho do pop, mas foi o caminho do independente e eu tratei de me embrenhar nessa rota. Mas essa tchurma que eu canto, para mim, é tão maravilhosa quanto Rita ou os ultra pops. Céu, Karina Buhr, Tulipa Ruiz, Domenico Lancellotti, Posada, tudo tão genial quanto Caetano, Gil, Gal. A questão foi que a gente se lascou num período de transição do fim das gravadoras e muitos anos sem streaming oficial. Toda vez que entro num uber, a música é de 30, 40 anos atrás, com raríssimas exceções. Se nossa galera tocasse na rádio, continuaríamos sendo alternativos? Independentes?

Como foi a seleção das músicas para o show, houve um equilíbrio entre um recorte de época e um olhar afetivo sobre o período? E como foram criadas as leituras para cada música?

Peguei músicas de 2000 até 2015, porque para mim existe um recorte antes do golpe da Dilma. As letras eram mais românticas, ingênuas, existia uma fé no início do milênio que saía nas músicas. Hoje é dia é bem difícil isso. Acaba que com todo horror sendo vivido, fica difícil fazer uma letra ultra ingênuoleve, romântica. O filtro da escolha foi a minha emoção. Realmente lembrei das músicas que eu ouvia, do que me emocionou, e escolhi. Cada integrante da banda produziu algumas faixas. Eu também. E Lucas Vasconcellos e Thiago Vivas também. Cada um foi por um lado, mais reggae, mais rock, mais samba triste, e isso trouxe muita riqueza ao show, está bem diverso e fino.

O set list traz uma enorme diversidade de estilos, formações, propostas e origens geográficas. Acha que, após aquele momento de grandes possibilidades, a produção musical atual passou por um achatamento de caminhos? A era do streaming, que parecia que iria alargar os horizontes, de alguma forma pode ter limitado os riscos criativos?

Não me sinto apta a afirmar isso, porque tem tanta gente bacana fazendo música. Ouço e recebo muita coisa. Ainda há pérolas sendo feitas. Mas, claro, a era do streaming parecia mais promissora quando surgiu e agora a gente já sabe de algumas podridões por trás que complicam o avanço, principalmente da cena independente.

Um dos momentos mais compartilhados do show até aqui é ‘Cavalo’, do NoPorn. O show também é uma homenagem a artistas que não estão mais entre nós, como a Liana Padilha (do NoPorn) e o Júpiter Maçã?

Liana era uma amiga muito querida, não próxima, mas era dessas figuras que, quando você encontrava, saía com uma dica de livro, banda, uma superstição para curar alguma coisa, uma troca filosófica sobre morte, sexo. Era essa figura. Sempre foi muito entusiasta do meu trabalho. Sempre que eu era DJ, eu tocava “Cavalo” e, quando a ideia do projeto pipocou na minha cabeça, pensei “Que sonho seria cantar ‘Cavalo'”. Chamei Arthur Braganti, meu tecladista, que era muito amigo da Liana, para produzir essa. E quando ele me mandou, eu chorei. Foi bem forte. Tem sido bem emocionante cantar essa. “Lugar do caralho”, do Jupiter, para mim, é quase um hino do underground, dos independentes, dos alternativos. A gente não canta essa, mas dá play no final, para agradecer, com a voz dele no talo. Aliás, um dos shows mais curiosos que já vi na vida foi do Jupiter Maçã no Circo.

Além das suas versões para o show, o público também pode esperar por sucessos do Letuce e de sua carreira solo, como os hits do ‘Noite de climão’? Pode entrar algo de ‘Letrux como Mulher Girafa’?

Sim, como eu também sou uma figura alternativa e vivi todas essas fases, achei de bom grado cantar minha ex-persona Letuce e claro que cantarei “Climão” , “Aos prantos” e “Girafa”. O bis do show fica com essa parte voltada pra minha obra e tem sido delicioso.

‘Letrux — 20 anos alternativa’
Onde: Circo Voador: Rua dos Arcos, s/nº, Lapa. Quando: Sexta (4), a partir das 20h. Quanto: R$ 70 (1º lote, com 1kg de alimento). Classificação indicativa: 18 anos.



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