Pular para o conteúdo

Entretenimento Online

29% dos consumidores fizeram compras utilizando o nome de outra pessoa


Por conta da alta inadimplência da população, muitos consumidores têm recorrido a uma solução arriscada: usar o nome de amigos ou familiares. Pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise Pesquisas, mostra que 29% dos consumidores fizeram compras utilizando o nome de outra pessoa nos 12 meses anteriores ao levantamento. Os principais usos foram com cartão de crédito (21%), empréstimos (4%), crediário (4%), financiamentos (3%) e, por incrível que pareça, cheques (2%).

Entre os principais motivos apontados para recorrer ao chamado “empréstimo de nome” wstão: nunca ter tentado acesso ao crédito (24%), estouro no limite do cartão ou cheque especial (24%), e não conseguir aprovação (18%).

– Precisamos ficar atentos ao fato de que, se uma pessoa está sem crédito, provavelmente já enfrenta dificuldades para manter as contas em dia. As consequências do empréstimo de nome podem ser muito ruins, tanto do ponto de vista financeiro quanto das relações pessoais. Quem empresta o nome assume o risco com a instituição financeira e pode ter que arcar com atrasos ou até com a quitação de uma dívida que não foi contraída por ele – diz o presidente da CNDL, José César da Costa.

A pesquisa mostra ainda que os pedidos de nome emprestado acontecem, majoritariamente, dentro do círculo de convivência: cônjuges (26%), irmãos (18%), pais (18%), amigos (17%) e outros familiares (17%).

Os argumentos mais usados para justificar o pedido variam: 25% disseram que precisavam fazer compras de supermercado, 18% queriam pagar uma dívida, 17% pretendiam comprar algo para os filhos, e 15% mencionaram presentes em datas especiais.

Apesar da prática, a maioria afirma honrar os compromissos: 84% dizem que quitaram ou têm quitado as parcelas em dia.



Source link

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *